Saúde Emocional e Home office

 

Trabalhar de home office não é uma tarefa fácil. Existem visões onde a casa é o lugar de descanso e no momento está sendo, além de descanso, trabalho. Neste momento de emergência, é importante que consigam fazer seu cantinho de trabalho para que as horas passem, sejam produtivas e prazerosas. Sei que para alguns trabalhar de casa é tranquilo, pois pode ser o seu habitual. Porém para os que não são, é uma novidade a frente do que é preciso fazer. Precisamos saber que é um momento de confinamento e ao mesmo tempo desafiador para a saúde mental, diria que são momentos de muitas reflexões.

Como está seu emocional diante toda a precursão que está acontecendo?

Devemos nos acalmar referente as notícias e informações que vem de fora, sabemos da necessidade de se manter afastados do convívio social, mas a saúde emocional pode virar um impacto para todos, desde positivo, quanto negativo. Precisamos nos darmos conta do momento que cada sujeito está passando e como vem se sentindo diante todo o processo que diria, uma nova situação.

Pois além do mais, precisamos pensar na solidão que é para as pessoas ficarem em casa e isso pode ocasionar angustia.

Percebemos que a situação tem sido difícil para todos, desde empreendedores, aos colaboradores, aos autônomos. É um momento de incertezas com solidão, porém aproveite para conversar com amigos e familiares via internet, para que assim, possa ser possível se sentirem acolhidos por eles. Momento para termos mais diálogos um com os outros, dar espaço para conversas e sentimentos. Aproveite as informações que estamos tendo disponíveis, mas não faça disso um momento de estresse e ansiedade. Procure outras atividades, práticas que possa ajudar neste momento.

Vamos nos cuidar, a angustia e preocupações podem deixar as pessoas psicologicamente doentes.

Para quem tem possibilidade de fazer home office aproveite para estar a todo momento conectado com sua equipe e não ficar mais isolado. É um momento de rever a cultura da empresa, um cuidado com as organizações das tarefas, as cobranças, pois funcionário on-line, não quer dizer que está se dedicando. O choque que isto pode e deve estar causando para todos, por isso fale, faça reuniões, converse com os colegas livremente, faça deste momento algo leve. Este é um momento que sejamos tolerantes com o outro e consigo mesmo para não ficarmos mais doentes, pois temos pessoas que vão negar a situação, como temos pessoas desamparadas.

Seja solícito com a vida, pois um simples vírus pode nos derrubar.

 

 


Psicóloga e Psicanalista desde 2015. 
Proprietária da Clínica Arte do Diálogo localizada em Florianópolis.
Atendimento presencial e on-line.

Comments are closed.